O Sindicato está fazendo oitenta e seis anos. Fundado em 17 de janeiro de 1937, passou por várias fases e denominações sendo que atualmente se chama Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas de Extração, Mármores, Calcários e Pedreiras do Município de Petrópolis, utilizando o nome de fantasia Sindicato dos Lapidários.
Em 1937, foi constituída uma comissão, com o fim de elaborar as bases do estatuto social, composta de cinco membros: presidente - Antônio Ferreira Monteiro, primeiro secretário – João Baptista Boubeé, tesoureiro – Manoel C. Bastos Filho, 2º tesoureiro – Edmundo Neves.
A Carta Sindical foi concedida pelo Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Commercio, em 16 de dezembro de 1937.
Foto da primeira Carta Sindical do Sindicato
Esta comissão fez correr junto à categoria dos trabalhadores em Pedreiras de Petrópolis, um livro jóia com valor para colaboração de cinco mil réis para os companheiros, encunhadores, canteiros , terreiros macaqueiros e calceteiros e colaborando com três mil réis para os companheiros caboqueiros, marroeiros e serventes.
Durante muitos anos representou as categorias dos trabalhadores de pedreiras, marmorarias, lapidações e construção civil.
Com o correr do tempo as categorias se dividiram em três sindicatos, sendo que, um deles, o Sindicato dos Lapidários, em 1964, em razão da prisão de diretores pela ditadura militar foi extinto, sendo re - fundado em 1989.
Em 1997, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração, de Mármores, Calcários e Pedreiras de Petrópolis se reunificou com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Município de Petrópolis, cujo nome de fantasia era Sindicato dos Lapidários, formando o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas, de Extração, Mármores, Calcareos e Pedreiras do Município de Petrópolis, sendo esta a atual denominação do sindicato dos Lapidários.
O Sindicato, um dos mais antigos de Petrópolis, representa todos os Trabalhadores em pedreiras, indústrias de mármores e granitos, indústrias de extração, indústrias de joalherias, bijuterias, lapidações e relojoarias, vem atualmente, juntamente com outras entidades, que compõe o movimento sindical de Petrópolis atuando em várias frentes de luta objetivando não só a melhoria das condições de vida de seus representados como também de toda a população.
Neste, dia saudamos a todos os companheiros que deram a sua contribuição para fundação do Sindicato e o crescimento da Categoria e acreditaram em um mundo mais justo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário