Translate

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MÁRMORES E GRANITOS

Mármores e granitos em geral são abundantes no mundo todo, em especial aqueles de cores cinza, bege e branco, com destaque para os mármores de Carrara, originários da Itália.

Cerca de 70% da produção mundial de mármores e  granitos são transformados em chapas processadas para revestimento em edificações e produtos beneficiados, como ladrilhos para pisos, escadas e halls.

Cerca de 15% é utilizado na arte funerária, especialmente os de cor escura, além do uso de 10% em trabalhos estruturais e peças especiais. A demanda por esses materiais é determinada em função da cor, homogeneidade, movimentação e beleza, entre outras características.

Os granitos de cor azul são encontrados apenas no Brasil, Noruega e Zâmbia, enquanto os mármores pretos encontram-se apenas na Espanha, na Itália e no México, os amarelos são característicos do Brasil e da Namíbia e os verdes são mais encontrados na Índia.

Os países que concentram as transações comerciais de mármores e granitos são Itália, Grécia, Espanha, Portugal, China e Índia, sendo que a Itália é o grande investidor em tecnologia para exploração e beneficiamento de tal material, importam granito do Brasil, beneficiam e revendem para o restante do mundo.

No Brasil, são produzidos  inúmeros tipos de granitos e mármores nas mais diversas colorações e em níveis de qualidade também diversos. De maneira geral, o mármore que ocorre no país não apresenta nível de qualidade que confira grande competitividade no mercado internacional.

O mármore é uma rocha proveniente do calcário e pode apresentar diversas cores, como rosa, branca, esverdeada, preta. Compõe – se de mica, feldspato e outros, ele se forma a partir da transformação do calcário em altas temperaturas e pressão, por isso as jazidas são encontradas em regiões de atividade vulcânica é usado na construção civil e pode ser utilizado também na arte, em esculturas, como a Vênus de Milo, esculpida no século II AC e Moisés, esculpido por Michelangelo, no século XVI.

No Brasil, as maiores concentrações de mármore estão no estado do Espírito Santo, sendo este também o maior produtor de rochas ornamentais do país, sendo seguido pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Paraná.

No que se refere aos granitos, o Espírito Santo detém a maior reserva, seguido por Bahia, Minas Gerais, Ceará, Alagoas e Rio de Janeiro, entre outros.

As principais rochas consideradas como ornamentais e de revestimento incluem mármores, travertinos, granitos, ardósias, quartzitos, serpentinitos, basaltos, pedra-sabão, em Petrópolis, cerca de trinta empresas trabalham com mármores, granitos e as demais rochas, empregando mão de obra especializada, sendo certo que este ramo de indústria está presente na cidade desde o inicio do século XX.


FONTES:


* ROCHAS ORNAMENTAIS: EXPORTAÇÕES PROMISSORAS:
Luiz Mauricio da Silva Cunha
Maria Lúcia Amarante de Andrade
Elisa Seixas de Souza*

* arquivo do Sindicato.

Um comentário:

  1. ola acabamos de descobrir uma jazida de granito e marmore em nossa fazenda com 5 cores diferentes vermelho Brasilia rosa, marrom, bege etc interessados para arrendamento fica a 800 metros da bR 324 municipio de ponto novo bahia entrar em contato 74 91528932 ou joseivannoberto@yahoo.com

    ResponderExcluir