Translate

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

DIAMANTE



O diamante é uma gema conhecida no mundo todo, seu nome deriva do grego e significa indomável e é um mineral composto de carbono e formado em profundezas superiores a 180 KM, com temperaturas e pressão muito elevadas.

O diamante é a substância mais dura que existe na terra, para se ter uma ideia de sua dureza, ele é 140 vezes mais resistente que o corindon (rubis e safiras) e 1000 vezes mais duro que o quartzo e no planeta inteiro só um metal  de nome tântalo se aproxima de sua dureza. A outra única substância conhecida de igual dureza é o nitreto de boro (borazon) obtido de forma artificial.

Os primeiros diamantes foram descobertos na Índia, a quase três mil anos atrás e diz - se que foi na India que se descobriu que só um diamante poderia cortar outro diamante, o certo é que só se é possível lapidar um diamante com o pó de outro diamante.

A mais bela lapidação para o diamante é a chamada brilhante, criada pelo joalheiro veneziano Peruzz, lapidação composta de 58 facetas que dá a pedra uma forma redonda.

O diamante pode ser lapidado de diversas formas, como a gota e quadrilhante, por exemplo e se lapidado em outra forma não será mais denominado brilhante, uma vez que brilhante é um tipo de lapidação.

Os três maiores diamante do mundo são:

1) Cullinan, de 530,20 quilates, o maior diamante  do mundo, foi retirado, com mais 104 pedras, de uma pedra muito maior de 3.106 quilates.

Se chama Cullinam em homenagem ao presidente da companhia de minerção, Sir Thomas Cullinan.

Tal pedra adorna o cetro dos reis da Inglaterra.

2) Florentino, de 137,27 quilates, este diamante pertenceu à família Médici de Florença, na Itália, de onde vem o seu nome.

3) Tiffany, de 128,51 quilates. Encontrado na África do Sul e adquirido pela joalheira Tiffany, dai o seu nome.

A medida com que se pesa o diamante se chama quilate, cujo peso métrico, desde o início do século XX, foi fixado em 200 mg ou 0,02 g.

O diamante, em geral, é extraído de forma danosa ao meio ambiente, já que extremamente erosiva.

Para produzir um único quilate de diamante é necessário mais ou menos 5 toneladas de rocha e apenas 20% dos diamantes tem qualidade de gema e aproximadamente a metade do diamante se perde no corte.

Os maiores produtores do mundo, com dados de 1995, são: Austrália, Botswana, Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário