Translate

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PRIMEIRO DE MAIO É DIA DE FESTA?

Acompanhamos com atenção, pelos jornais o que ocorreru no dia primeiro de maio deste ano, no Brasil e no mundo.

No Brasil, nas grandes cidades ocorrearam festas com cantores famosos, sorteio de carros e motos, nenhum protesto.

Apesar das aposentadorias aviltantes, empregos precários, apesar da constatação que os verdadeiros "mandas chuvas" do Brasil serem homens como o "cachoeira", preferimos ã festa, com a cobertura da Globo e co irmãs, sem nenhum protesto, como se tudo no Brasil estivesse resolvido.

Lá fora houve  protestos, Chile, Alemanha, Espanha, Grécia, Portugal e outros. Os trabalhadores protestaram exigindo melhorias salariais e trabalhistas. 

Aqui sequer uma palavra de nossas "lideranças" sindicais. Os grandes caciques, presidetnes das Centrais calaram - se mais uma vez, vergonhosamente.

Passamos para o mundo que não temos problemas, que não preciamos melhorar em nada, usamos, a palavra é bem essa o dia do trabalhador para passar a falsa impressão que está tudo bem, os salários são ótimos, as aposentadorias satisfatórias, as condições de emprego maravilhosas, não há exploração, todos temos moradias, o sistema de saúde funcionando, educação maravilhosa.

Ninguém sequer lembrou da história, que  em 1886, realizou-se uma manifestação de Trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América, que essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. O resultado das manifestações que se estenderam até o dia 4 de maio foi a morte de diversos trabalhadores e sete policiais.  

Que,três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário e que a  data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

1º DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR, é dia de reinvidicação, não de festa, sorteio de carros e corte de cabelo é dia para honrarmos aqueles que morreram pela redução da jornada de trabalho, pela melhoria das condições de trabalho, pelo fim do  trabalho escravo ou assemelhado, por salários dignos dentre tantas lutas.

Chega de engodo, chega de exploração, chega de populismo,  chega de demagogia. Primeiro de maio com festa nunca mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário