Translate

terça-feira, 8 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DE SER SÓCIO DE UM SINDICATO

Alguns Companheiros quando chegam na sede do Sindicato para indagar sobre filiação perguntam qual  o benefício que o Sindicato lhes proporcionam. Em geral querem saber quais são as clínicas médicas ou dentárias em que a entidade tem convênio, se oferece churrasco no final e coisas do tipo.

Quase todos os Sindicatos, pelo menos em Petrópolis, inclusive o nosso, mantem algum tipo de assistência, porém o mais importante serviço prestado por um Sindicato é a sua própria representação.

É da decorrência desta representação que o Trabalhador faz jus a um piso salarial diferenciado do salário mínimo é dela que decorre adicionais de produtividade e outros.

Se não fossem os Acordos Coletivos ou as Convenções Coletivas de Trabalho todo o Trabalhador estaria recebendo sala´rio mínimo.

É pela atuação do Sindicato que se evitam os abusos que possam ser cometidos por maus empresários, abusos que vão desde a exigência de trabalhar extra jornada sem remuneração até nada pagarem quando da rescisão contratual.

Ninguém pode se esquecer que o Sindicato tem a obrigação de atuar nestes casos e que todos os Sindicatos mantem departamento jurídico para ajuizar ações trabalhistas ou acionar as autoridades competentes para repressão das práticas abusivas, tudo gratuitamente.

É no Sindicato também que se realizam as homologações dos contratos de trabalho dos empregados que contem com mais de uma ano de serviço em uma mesma empresa.

Sem contar que os Sindicatos atuam ainda nos diversos Conselhos Municipais (Saúde, Emprego, Transportes etc).

Por isso Companheiros a importância da filiação ao Sindicato, pois é com a contribuição mensal do associado, no caso de nosso Sindicato, no valor de 2% sobre o salário base, que se movimenta a máquina sindical. 

O Sindicato tem que pagar pelos editais obrigatórios nas datas bases, eleições e convocações para todas as Assembleias, conta de telefone, consultas médicas dos sócios e no nosso caso diversas viagens para a cidade do Rio de Janeiro, para negociação das Convenções Coletivas de Trabalho, já que a sede dos dois Sindicatos Patronais com os quais negociamos tem sede naquela cidade, pagamos cópias de documentos, luz etc e tudo isso não fica barato e nem é de graça.

Diante disso, por menor que seja o serviço que o sindicato possa oferecer ele é essencial nos momentos mais importantes da vida do Trabalhador, regula seu salário, seu horário de trabalho, suas condições de trabalho e atua até no momento de sua demissão.

Além do mais é direito do Trabalhador associado ter acesso a prestação de contas de sua entidade, todo Sindicato tem a obrigação de presta - las pelo menos uma vez por ano e todo o Trabalhador  associado tem direito de votar e ser votado para cargo de direção na entidade a qual é filiado.

A importância do Sindicato vai muito além dos convênios médicos, churrascos de final de ano e coisas do tipo a importância reside no próprio Trabalhador, uma vez que sem ele não existe Sidicato Sindicato, seja consciente associe - se, você nunca sairá perdendo ! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário