
Até semana passada, 1,64 milhão de beneficiários do INSS que sofreram descontos indevidos receberam do governo a reparação direto na conta, com valores corrigidos pela inflação.
Até o dia 11, mais de 98% já haviam recebido os valores de volta.
Cerca de 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a aderir ao acordo. O pagamento é feito com segurança e agilidade, sem precisar apresentar documentos ou informar dados bancários.
“Assinou o acordo, em três dias o dinheiro cai na conta. Valor integral, corrigido pela inflação”, informa o presidente do INSS, Gilberto Waller.
QUEM PODE ADERIR – Quem contestou descontos indevidos e não recebeu resposta das entidades associativas em até 15 dias úteis. O acordo com o governo envolve descontos indevidos feitos entre março de 2020 e março de 2025. Quem já entrou com ação judicial também pode aderir, desde que ainda não tenha recebido os valores.
COMO FAZER – Adesão é simples e gratuita. Deve ser feita pelo aplicativo Meu INSS e também em mais de cinco mil agências dos Correios.
Passo a passo no MEU INSS para aderir ao acordo:
- Acesse o aplicativo com seu CPF e senha;
- Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”;
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
- Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
PRAZO – A contestação dos descontos pode ser feita até 14 de novembro e o acordo continuará disponível após essa data.
CANAIS UTILIZADOS – Ao todo, 5,1 milhões de contestações já foram registradas por aposentados e pensionistas que consideram indevidos os descontos. A maioria dos pedidos foi feita de forma digital. O Meu INSS lidera o atendimento, com 59% das solicitações (3.093.545 registros). Os Correios também tiveram papel importante, com 28,8% dos atendimentos (1.512.117), garantindo acesso presencial a quem tem dificuldade com tecnologia. A Central 135 respondeu por 7,3% das contestações (384.925 registros).
IDOSOS – Além desses canais, o INSS realizou 254.270 contestações de ofício, beneficiando idosos com descontos iniciados após março de 2024 que tinham 80 anos na ocasião, além de indígenas e quilombolas.
FALSIFICAÇÃO – O INSS vai abrir uma nova fase para incluir aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e receberam respostas com assinaturas falsificadas por parte das entidades criminosas. Esses beneficiários também terão direito ao ressarcimento. “Detectamos uma nova tentativa de enganar quem já havia sido vítima. Estamos tratando cada caso com atenção total para garantir que nenhum aposentado seja lesado duas vezes”, afirma o presidente do INSS.
NÃO CAIA EM GOLPES – O INSS não envia links, SMS ou mensagens com pedido de dados. Não cobra taxas e toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: Aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas Agências dos Correios.
MAIS – Por meio do APP MEU INSS ou no telefone 135.
FONTE: Agência Sindical
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