Translate

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Restituição do Imposto de Renda: Receita libera nesta sexta (23) a consulta ao segundo lote

 

É possível também ter acesso às informações de liberação de cada lote pelo aplicativo Meu Imposto de Renda


 
A restituição do Imposto de Renda é a devolução do imposto pago em excesso pelo contribuinte no ano anterior - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Receita Federal está liberando a partir desta sexta-feira (23) a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. De acordo com calendário divulgado, o segundo lote deve ser pago aos contribuintes no dia 30 de junho. Entretanto, a Receita ainda não divulgou quantos contribuintes serão beneficiados neste mês.

Para realizar a consulta ao lote de restituição acesse este link da Receita Federal. Lá será necessário adicionar seu CPF, data de nascimento e o ano referente à restituição do Imposto de Renda. Na sequência clique em "sou humano" e siga a operação clicando em "consultar".

Caso sua restituição esteja prevista para ser paga neste segundo lote, esta informação aparecerá para você na tela. Caso contrário, será informado que a sua declaração ainda está na base de dados da Receita Federal.

É possível também ter acesso às informações de liberação de cada lote pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.

:: Saiba como irá funcionar o Desenrola Brasil, novo programa de renegociação de dívidas ::

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do imposto pago em excesso pelo contribuinte no ano anterior. Este cálculo feito pela Receita leva em conta os recebimentos e gastos dedutíveis do contribuinte no ano anterior.

Segundo a legislação, os contribuintes que possuem prioridade no recebimento da restituição são os idosos acima de 80 anos, seguido dos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e trabalhadores que vivem com maior parte da renda proveniente do magistério.

Entretanto, neste ano também estão dentre os prioritários aqueles contribuintes que enviaram a declaração até o dia 10 de maio, como também os que selecionaram a chave Pix como forma de recebimento da restituição e os que utilizaram o modelo de declaração pré-preenchida.

O pagamento das restituições, que começou no dia 31 de maio, está previsto para ocorrer em um total de cinco lotes, uma vez por mês. De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, o terceiro lote será pago no dia 31 de julho, o quarto em 31 de agosto e o quinto e último lote está previsto para ser pago em 29 de setembro de 2023.

Edição: Nicolau Soares

FONTE: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br


https://www.brasildefato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário