Translate

quinta-feira, 9 de abril de 2015

CÂMARA APROVA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL

Nesta quarta-feira, 8 de abril, apesar dos protestos em Brasília e em todo o Brasil e protegida por forte aparato policial e impedindo os trabalhadores assistir a votação em suas galerias, a Câmara dos Deputados fez exatamente aquilo que os empresários cobravam e impôs um enorme ataque aos direitos dos trabalhadores.


Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Trabalhador foi atingido por um golpe de cacetete na cabeça e precisou ser socorrido pelo Departamento Médico da Câmara

O texto-base do PL 4330 aprovado na Câmara dos Deputados amplia a terceirização e abre caminho para que se precarize as relações trabalhistas. Ao final, 324 deputados votaram favoravelmente ao projeto, 137 parlamentares foram contrários e apenas 2 se abstiveram.

Na próxima terça-feira, 14 de abril, os destaques apresentados pelos partidos serão discutidos e votados. Somente a apreciação na Casa, o projeto deverá seguir para o Senado.
O Projeto de Lei não estabelece qualquer limite para a terceirização no Brasil, podendo ser adotado, inclusive pelos órgãos públicos. Na iniciativa privada, poderá haver terceirização até para as atividade fim da empresa, ou seja, o que antes era proibido poderá ficar liberado, a subcontratação poderá ser total. Hoje, somente atividades secundárias podem ser delegadas a outras empresas, como, por exemplo, a limpeza e manutenção de máquinas.

O presidente da ANAMATRA (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) Paulo Luiz Schmidt alertou, no último dia 7 de abril, em reunião com líderes partidários, que, caso o projeto venha a ser aprovado, “vamos inaugurar uma era de insegurança jurídica”. “Levaremos uma década ou mais para consolidar o real alcance da lei”, disse, sugerindo que, em lugar do PL 4330, a jurisprudência atual do Tribunal Superior do Trabalho (TST) seja transformada em lei.
Segundo o presidente da Anamatra, caso o PL seja aprovado, a participação do fator trabalho na renda cairá dos atuais 34 a 37 por cento para algo em torno de 25 a 30 por cento. “Isso tem efeitos catastróficos”, sustentou.
Ele criticou também a divulgação dos defensores do projeto de que seriam criados cerca de 3 milhões de empregos com as novas regras. “Isso chega a ser surpreendente. O país está em processo de crescimento econômico negativo. Na verdade, vamos transformar 3 milhões de empregos diretos em empregos terceirizados”, alertou.
Dois diretores da Anamatra, Guilherme Feliciano, de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, e Silvana Abramo, de Direitos Humanos e Cidadania, publicaram artigos no Blog da Boitempo condenando a iniciativa e manifestando a preocupação da entidade com o risco de que o projeto seja aprovado.

O juiz Guilherme Feliciano refuta a ideia propagada pelos defensores do projeto de que os trabalhadores terceirizados passarão a ter mais proteção. “Os trabalhadores terceirizados têm, sim, uma estrutura de proteção de seus direitos sociais mínimos, não por lei, mas pela jusrisprudência consolidada no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho”, sustenta. “O projeto é desastroso”, afirma o diretor da Anamatra.

Abaixo texto extraido da Revista Carta Capital on line:
Por Piero Locatelli, da Repórter Brasil

O número de trabalhadores terceirizados deve aumentar caso o Congresso aprove o Projeto de Lei 4.330. A nova lei abre as portas para que as empresas possam subcontratar todos os seus serviços. Hoje, somente atividades secundárias podem ser delegadas a outras empresas, como, por exemplo, a limpeza e manutenção de máquinas.

Entidades de trabalhadores, auditores fiscais, procuradores do trabalho e juízes trabalhistas acreditam que o projeto é nocivo aos trabalhadores e à sociedade. Nesta terça-feira 7, a polícia reprimiu um protesto das centrais sindicais contra o projeto, em frente ao Congresso Nacional.

Descubra por que você deve se preocupar com a mudança:
1- Salários e benefícios devem ser cortados
O salário de trabalhadores terceirizados é 24% menor do que o dos  empregados formais, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos(Dieese).
No setor bancário, a diferença é ainda maior: eles ganham em média um terço do salário dos contratados. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, eles não têm participação nos lucros, auxílio-creche e jornada de seis horas.
2- Número de empregos pode cair
Terceirizados trabalham, em média, três horas a mais por semana do que contratados diretamente. Com mais gente fazendo jornadas maiores, deve cair o número de vagas em todos os setores.
Se o processo fosse inverso e os terceirizados passassem a trabalhar o mesmo número de horas que os contratados, seriam criadas 882.959 novas vagas, segundo o Dieese.
3- Risco de acidente deve aumentar
Os terceirizados são os empregados que mais sofrem acidentes. Na Petrobras, mais de 80% dos mortos em serviço entre 1995 e 2013 eram subcontratados. A segurança é prejudicada porque companhias de menor porte não têm as mesmas condições tecnológicas e econômicas. Além disso, elas recebem menos cobrança para manter um padrão equivalente ao seu porte.
4 - O preconceito no trabalho pode crescer
A maior ocorrência de denúncias de discriminação está em setores onde há mais terceirizados, como os de limpeza e vigilância, segundo relatório da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com refeitórios, vestiários e uniformes que os diferenciam, incentiva-se a percepção discriminatória de que são trabalhadores de “segunda classe”.
5- Negociação com patrão ficará mais difícil
Terceirizados que trabalham em um mesmo local têm patrões diferentes e são representados por sindicatos de setores distintos. Essa divisão afeta a capacidade de eles pressionarem por benefícios. Isolados, terão mais dificuldades de negociar de forma conjunta ou de fazer ações, como greves.
6- Casos de trabalho escravo podem se multiplicar
A mão de obra terceirizada é usada para tentar fugir das responsabilidades trabalhistas. Entre 2010 e 2014, cerca de 90% dos trabalhadores resgatados nos dez maiores flagrantes de trabalho escravo contemporâneo eram terceirizados, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Casos como esses já acontecem em setores como mineração, confecções e manutenção elétrica.
7- Maus empregadores sairão impunes
Com a nova lei, ficará mais difícil responsabilizar empregadores que desrespeitam os direitos trabalhistas, porque a relação entre a empresa principal e o funcionário terceirizado fica mais distante e difícil de ser comprovada. Em dezembro do último ano, o Tribunal Superior do Trabalho tinha 15.082 processos sobre terceirização na fila para serem julgados, e a perspectiva dos juízes é de que esse número aumente. Isso porque é mais difícil provar a responsabilidade dos empregadores sobre lesões a terceirizados.
8- Haverá mais facilidades para corrupção
Casos de corrupção como o do bicheiro Carlos Cachoeira e do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda envolviam a terceirização de serviços públicos. Em diversos casos menores, contratos fraudulentos de terceirização também foram usados para desviar dinheiro do Estado. Para o procurador do trabalho Rafael Gomes, a nova lei libera a corrupção nas terceirizações do setor público. A saúde e a educação públicas perdem dinheiro com isso.

9- Estado terá menos arrecadação e mais gastos
Empresas menores pagam menos impostos. Como o trabalho terceirizado transfere funcionários para empresas menores, isso diminuiria a arrecadação do Estado. Ao mesmo tempo, a ampliação da terceirização deve provocar uma sobrecarga adicional ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao INSS. Segundo juízes do TST, isso acontece porque os trabalhadores terceirizados são vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais com mais frequência, o que gera gastos ao setor público.

Fontes: Relatórios e pareceres da Procuradoria Geral da República (PGR), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e de juízes do Tribunal Superior do Trabalho. Entrevistas com o auditor fiscal Renato Bignami e o procurador do trabalho Rafael Gomes

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira 8, por 324 votos a favor, 137 contra e duas abstenções, o texto principal do projeto de lei que trata da regulamentação do trabalho terceirizado no Brasil. Os destaques e sugestões de alterações serão discutidos na próxima semana.
Apenas três partidos – PT, PCdoB e PSOL – orientaram seus parlamentares a votar contra o projeto. O Pros e o bloco formado por PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB liberaram as bancadas.
PSDB, PSD, PR, PSB, DEM, PDT, Solidariedade, PPS, PV e o bloco composto por PMDB, PP, PTB, PSC, PHS e PEN determinaram voto a favor da terceirização.

Veja quem votou a favor do projeto, que na nossa visão é prejudicial aos trabalhadores e quem votou contra o projeto.


DEM
Alberto Fraga
DF
Sim
Alexandre Leite
SP
Sim
Carlos Melles
MG
Sim
Efraim Filho
PB
Sim
Eli Côrrea Filho
SP
Sim
Elmar Nascimento
BA
Sim
Felipe Maia
RN
Sim
Hélio Leite
PA
Sim
Jorge Tadeu Mudalen
SP
Sim
José Carlos Aleluia
BA
Sim
Mandetta
MS
Sim
Misael Varella
MG
Sim
Moroni Torgan
CE
Não
Onyx Lorenzoni
RS
Sim
Osmar Bertoldi
PR
Sim
Pauderney Avelino
AM
Sim
Paulo Azi
BA
Sim
Professora Dorinha Seabra Rezende
TO
Não
Rodrigo Maia
RJ
Sim
Total DEM: 19
PCdoB
Alice Portugal
BA
Não
Aliel Machado
PR
Não
Carlos Eduardo Cadoca
PE
Sim
Chico Lopes
CE
Não
Daniel Almeida
BA
Não
Davidson Magalhães
BA
Não
Jandira Feghali
RJ
Não
Jô Moraes
MG
Não
João Derly
RS
Não
Luciana Santos
PE
Não
Orlando Silva
SP
Não
Rubens Pereira Júnior
MA
Não
Wadson Ribeiro
MG
Não
Total PCdoB: 13
PDT
Abel Mesquita Jr.
RR
Sim
Afonso Motta
RS
Sim
André Figueiredo
CE
Sim
Dagoberto
MS
Sim
Damião Feliciano
PB
Não
Deoclides Macedo
MA
Sim
Félix Mendonça Júnior
BA
Sim
Flávia Morais
GO
Sim
Giovani Cherini
RS
Sim
Major Olimpio
SP
Sim
Marcelo Matos
RJ
Não
Marcos Rogério
RO
Não
Mário Heringer
MG
Sim
Roberto Góes
AP
Sim
Sergio Vidigal
ES
Sim
Subtenente Gonzaga
MG
Não
Weverton Rocha
MA
Sim
Wolney Queiroz
PE
Não
Total PDT: 18
PEN
André Fufuca
MA
Sim
Junior Marreca
MA
Sim
Total PEN: 2
PHS
Adail Carneiro
CE
Sim
Carlos Andrade
RR
Sim
Diego Garcia
PR
Não
Kaio Maniçoba
PE
Sim
Marcelo Aro
MG
Sim
Total PHS: 5
PMDB
Alceu Moreira
RS
Sim
Baleia Rossi
SP
Sim
Cabuçu Borges
AP
Sim
Carlos Henrique Gaguim
TO
Sim
Carlos Marun
MS
Sim
Celso Jacob
RJ
Sim
Celso Maldaner
SC
Sim
Celso Pansera
RJ
Sim
Daniel Vilela
GO
Sim
Danilo Forte
CE
Sim
Darcísio Perondi
RS
Sim
Dulce Miranda
TO
Sim
Edinho Bez
SC
Sim
Edio Lopes
RR
Sim
Eduardo Cunha
RJ
Art. 17
Elcione Barbalho
PA
Sim
Fabio Reis
SE
Sim
Fernando Jordão
RJ
Sim
Flaviano Melo
AC
Sim
Geraldo Resende
MS
Sim
Hermes Parcianello
PR
Não
Hildo Rocha
MA
Sim
Hugo Motta
PB
Sim
Jarbas Vasconcelos
PE
Sim
João Arruda
PR
Não
João Marcelo Souza
MA
Sim
José Fogaça
RS
Sim
Josi Nunes
TO
Sim
Laudivio Carvalho
MG
Sim
Lelo Coimbra
ES
Sim
Leonardo Picciani
RJ
Sim
Leonardo Quintão
MG
Sim
Lindomar Garçon
RO
Sim
Lucio Mosquini
RO
Não
Lucio Vieira Lima
BA
Sim
Manoel Junior
PB
Sim
Marcelo Castro
PI
Sim
Marcos Rotta
AM
Sim
Marinha Raupp
RO
Não
Marquinho Mendes
RJ
Sim
Marx Beltrão
AL
Sim
Mauro Lopes
MG
Sim
Mauro Mariani
SC
Sim
Mauro Pereira
RS
Sim
Newton Cardoso Jr
MG
Sim
Osmar Serraglio
PR
Sim
Osmar Terra
RS
Não
Pedro Chaves
GO
Sim
Rodrigo Pacheco
MG
Sim
Rogério Peninha Mendonça
SC
Sim
Ronaldo Benedet
SC
Sim
Roney Nemer
DF
Sim
Saraiva Felipe
MG
Sim
Sergio Souza
PR
Sim
Silas Brasileiro
MG
Sim
Soraya Santos
RJ
Sim
Valdir Colatto
SC
Sim
Veneziano Vital do Rêgo
PB
Sim
Vitor Valim
CE
Não
Walter Alves
RN
Sim
Washington Reis
RJ
Sim
Total PMDB: 61
PMN
Dâmina Pereira
MG
Sim
Hiran Gonçalves
RR
Sim
Total PMN: 2
PP
Afonso Hamm
RS
Sim
Aguinaldo Ribeiro
PB
Sim
Arthur Lira
AL
Sim
Beto Rosado
RN
Sim
Cacá Leão
BA
Sim
Conceição Sampaio
AM
Sim
Covatti Filho
RS
Sim
Dilceu Sperafico
PR
Sim
Dimas Fabiano
MG
Sim
Eduardo da Fonte
PE
Sim
Esperidião Amin
SC
Sim
Ezequiel Fonseca
MT
Sim
Fernando Monteiro
PE
Sim
Guilherme Mussi
SP
Sim
Iracema Portella
PI
Sim
Jerônimo Goergen
RS
Sim
Jorge Boeira
SC
Não
José Otávio Germano
RS
Sim
Julio Lopes
RJ
Sim
Lázaro Botelho
TO
Sim
Luis Carlos Heinze
RS
Sim
Luiz Fernando Faria
MG
Sim
Marcelo Belinati
PR
Não
Marcus Vicente
ES
Sim
Mário Negromonte Jr.
BA
Sim
Missionário José Olimpio
SP
Sim
Nelson Meurer
PR
Não
Odelmo Leão
MG
Sim
Paulo Maluf
SP
Sim
Renato Molling
RS
Sim
Ricardo Barros
PR
Sim
Roberto Balestra
GO
Sim
Roberto Britto
BA
Sim
Ronaldo Carletto
BA
Sim
Sandes Júnior
GO
Sim
Simão Sessim
RJ
Sim
Toninho Pinheiro
MG
Sim
Total PP: 37
PPS
Alex Manente
SP
Sim
Arnaldo Jordy
PA
Não
Carmen Zanotto
SC
Sim
Eliziane Gama
MA
Não
Hissa Abrahão
AM
Sim
Marcos Abrão
GO
Sim
Moses Rodrigues
CE
Não
Raul Jungmann
PE
Sim
Roberto Freire
SP
Sim
Rubens Bueno
PR
Sim
Sandro Alex
PR
Sim
Total PPS: 11
PR
Aelton Freitas
MG
Sim
Alfredo Nascimento
AM
Sim
Altineu Côrtes
RJ
Sim
Anderson Ferreira
PE
Sim
Bilac Pinto
MG
Sim
Cabo Sabino
CE
Não
Capitão Augusto
SP
Sim
Clarissa Garotinho
RJ
Não
Dr. João
RJ
Sim
Francisco Floriano
RJ
Sim
Giacobo
PR
Sim
Gorete Pereira
CE
Sim
João Carlos Bacelar
BA
Não
Jorginho Mello
SC
Sim
José Rocha
BA
Sim
Lincoln Portela
MG
Não
Luiz Cláudio
RO
Sim
Luiz Nishimori
PR
Sim
Magda Mofatto
GO
Sim
Marcio Alvino
SP
Sim
Maurício Quintella Lessa
AL
Sim
Miguel Lombardi
SP
Sim
Milton Monti
SP
Sim
Paulo Feijó
RJ
Sim
Remídio Monai
RR
Sim
Silas Freire
PI
Não
Tiririca
SP
Não
Vinicius Gurgel
AP
Sim
Wellington Roberto
PB
Sim
Zenaide Maia
RN
Abstenção
Total PR: 30
PRB
Alan Rick
AC
Sim
André Abdon
AP
Sim
Antonio Bulhões
SP
Não
Beto Mansur
SP
Sim
Carlos Gomes
RS
Sim
César Halum
TO
Sim
Cleber Verde
MA
Sim
Fausto Pinato
SP
Sim
Jhonatan de Jesus
RR
Sim
Jony Marcos
SE
Não
Marcelo Squassoni
SP
Sim
Márcio Marinho
BA
Não
Roberto Sales
RJ
Sim
Ronaldo Martins
CE
Não
Rosangela Gomes
RJ
Sim
Tia Eron
BA
Sim
Vinicius Carvalho
SP
Sim
Total PRB: 17
PROS
Ademir Camilo
MG
Não
Antonio Balhmann
CE
Sim
Beto Salame
PA
Não
Domingos Neto
CE
Sim
Dr. Jorge Silva
ES
Sim
Givaldo Carimbão
AL
Sim
Hugo Leal
RJ
Sim
Leônidas Cristino
CE
Sim
Miro Teixeira
RJ
Não
Ronaldo Fonseca
DF
Sim
Valtenir Pereira
MT
Sim
Total PROS: 11
PRP
Alexandre Valle
RJ
Sim
Juscelino Filho
MA
Sim
Marcelo Álvaro Antônio
MG
Sim
Total PRP: 3
PSB
Adilton Sachetti
MT
Sim
Átila Lira
PI
Não
Bebeto
BA
Não
Fabio Garcia
MT
Sim
Fernando Coelho Filho
PE
Sim
Flavinho
SP
Sim
Glauber Braga
RJ
Não
Gonzaga Patriota
PE
Sim
Heitor Schuch
RS
Não
Heráclito Fortes
PI
Sim
Janete Capiberibe
AP
Não
João Fernando Coutinho
PE
Sim
José Reinaldo
MA
Sim
Jose Stédile
RS
Não
Júlio Delgado
MG
Sim
Keiko Ota
SP
Sim
Leopoldo Meyer
PR
Sim
Luciano Ducci
PR
Sim
Luiz Lauro Filho
SP
Sim
Luiza Erundina
SP
Não
Maria Helena
RR
Não
Marinaldo Rosendo
PE
Sim
Pastor Eurico
PE
Sim
Paulo Foletto
ES
Sim
Rodrigo Martins
PI
Sim
Stefano Aguiar
MG
Sim
Tadeu Alencar
PE
Não
Tenente Lúcio
MG
Sim
Tereza Cristina
MS
Sim
Vicentinho Júnior
TO
Sim
Total PSB: 30
PSC
Andre Moura
SE
Sim
Erivelton Santana
BA
Sim
Gilberto Nascimento
SP
Sim
Irmão Lazaro
BA
Sim
Júlia Marinho
PA
Sim
Marcos Reategui
AP
Não
Pr. Marco Feliciano
SP
Não
Professor Victório Galli
MT
Sim
Raquel Muniz
MG
Sim
Silvio Costa
PE
Sim
Total PSC: 10
PSD
Alexandre Serfiotis
RJ
Sim
Átila Lins
AM
Sim
Cesar Souza
SC
Sim
Danrlei de Deus Hinterholz
RS
Não
Delegado Éder Mauro
PA
Abstenção
Diego Andrade
MG
Sim
Evandro Rogerio Roman
PR
Sim
Fábio Faria
RN
Sim
Fábio Mitidieri
SE
Sim
Fernando Torres
BA
Sim
Francisco Chapadinha
PA
Sim
Goulart
SP
Sim
Herculano Passos
SP
Sim
Heuler Cruvinel
GO
Sim
Irajá Abreu
TO
Sim
Jaime Martins
MG
Sim
Jefferson Campos
SP
Sim
João Rodrigues
SC
Sim
Joaquim Passarinho
PA
Sim
José Carlos Araújo
BA
Sim
José Nunes
BA
Sim
Júlio Cesar
PI
Sim
Marcos Montes
MG
Sim
Ricardo Izar
SP
Sim
Rogério Rosso
DF
Sim
Rômulo Gouveia
PB
Sim
Sérgio Brito
BA
Sim
Sergio Zveiter
RJ
Sim
Sóstenes Cavalcante
RJ
Não
Walter Ihoshi
SP
Sim
Total PSD: 30
PSDB
Alexandre Baldy
GO
Sim
Alfredo Kaefer
PR
Sim
Antonio Imbassahy
BA
Sim
Arthur Virgílio Bisneto
AM
Sim
Betinho Gomes
PE
Sim
Bruna Furlan
SP
Sim
Bruno Covas
SP
Sim
Caio Narcio
MG
Sim
Célio Silveira
GO
Sim
Daniel Coelho
PE
Sim
Delegado Waldir
GO
Sim
Domingos Sávio
MG
Sim
Eduardo Barbosa
MG
Sim
Eduardo Cury
SP
Sim
Fábio Sousa
GO
Sim
Geovania de Sá
SC
Não
Giuseppe Vecci
GO
Sim
Izalci
DF
Sim
João Campos
GO
Sim
João Castelo
MA
Sim
João Gualberto
BA
Sim
João Paulo Papa
SP
Sim
Lobbe Neto
SP
Sim
Luiz Carlos Hauly
PR
Sim
Mara Gabrilli
SP
Não
Marco Tebaldi
SC
Sim
Marcus Pestana
MG
Sim
Mariana Carvalho
RO
Sim
Miguel Haddad
SP
Sim
Nelson Marchezan Junior
RS
Sim
Nilson Leitão
MT
Sim
Nilson Pinto
PA
Sim
Otavio Leite
RJ
Sim
Paulo Abi-Ackel
MG
Sim
Pedro Cunha Lima
PB
Sim
Pedro Vilela
AL
Sim
Raimundo Gomes de Matos
CE
Sim
Ricardo Tripoli
SP
Sim
Rocha
AC
Sim
Rodrigo de Castro
MG
Sim
Rogério Marinho
RN
Sim
Rossoni
PR
Sim
Samuel Moreira
SP
Sim
Shéridan
RR
Sim
Silvio Torres
SP
Sim
Vitor Lippi
SP
Sim
Total PSDB: 46
PSDC
Aluisio Mendes
MA
Sim
Luiz Carlos Ramos
RJ
Sim
Total PSDC: 2
PSL
Macedo
CE
Não
Total PSL: 1
PSOL
Cabo Daciolo
RJ
Não
Chico Alencar
RJ
Não
Edmilson Rodrigues
PA
Não
Ivan Valente
SP
Não
Jean Wyllys
RJ
Não
Total PSOL: 5
PT
Adelmo Carneiro Leão
MG
Não
Afonso Florence
BA
Não
Alessandro Molon
RJ
Não
Ana Perugini
SP
Não
Andres Sanchez
SP
Não
Angelim
AC
Não
Arlindo Chinaglia
SP
Não
Assis Carvalho
PI
Não
Assis do Couto
PR
Não
Benedita da Silva
RJ
Não
Beto Faro
PA
Não
Bohn Gass
RS
Não
Caetano
BA
Não
Carlos Zarattini
SP
Não
Chico D Angelo
RJ
Não
Décio Lima
SC
Não
Enio Verri
PR
Não
Erika Kokay
DF
Não
Fabiano Horta
RJ
Não
Fernando Marroni
RS
Não
Givaldo Vieira
ES
Não
Helder Salomão
ES
Não
Henrique Fontana
RS
Não
João Daniel
SE
Não
Jorge Solla
BA
Não
José Airton Cirilo
CE
Não
José Guimarães
CE
Não
José Mentor
SP
Não
Leo de Brito
AC
Não
Leonardo Monteiro
MG
Não
Luiz Couto
PB
Não
Luiz Sérgio
RJ
Não
Luizianne Lins
CE
Não
Marco Maia
RS
Não
Marcon
RS
Não
Margarida Salomão
MG
Não
Maria do Rosário
RS
Não
Merlong Solano
PI
Não
Moema Gramacho
BA
Não
Nilto Tatto
SP
Não
Odorico Monteiro
CE
Não
Padre João
MG
Não
Paulão
AL
Não
Paulo Pimenta
RS
Não
Paulo Teixeira
SP
Não
Pedro Uczai
SC
Não
Professora Marcivania
AP
Não
Ságuas Moraes
MT
Não
Sibá Machado
AC
Não
Toninho Wandscheer
PR
Não
Valmir Assunção
BA
Não
Valmir Prascidelli
SP
Não
Vander Loubet
MS
Não
Vicente Candido
SP
Não
Vicentinho
SP
Não
Waldenor Pereira
BA
Não
Weliton Prado
MG
Não
Zé Carlos
MA
Não
Zé Geraldo
PA
Não
Zeca Dirceu
PR
Não
Zeca do Pt
MS
Não
Total PT: 61
PTB
Adelson Barreto
SE
Sim
Alex Canziani
PR
Sim
Antonio Brito
BA
Sim
Arnaldo Faria de Sá
SP
Não
Arnon Bezerra
CE
Sim
Benito Gama
BA
Sim
Deley
RJ
Não
Eros Biondini
MG
Não
Jorge Côrte Real
PE
Sim
Josué Bengtson
PA
Sim
Jovair Arantes
GO
Sim
Jozi Rocha
AP
Sim
Luiz Carlos Busato
RS
Sim
Nelson Marquezelli
SP
Sim
Nilton Capixaba
RO
Sim
Paes Landim
PI
Sim
Pedro Fernandes
MA
Não
Ricardo Teobaldo
PE
Sim
Ronaldo Nogueira
RS
Não
Walney Rocha
RJ
Sim
Wilson Filho
PB
Sim
Zeca Cavalcanti
PE
Não
Total PTB: 22
PTC
Brunny
MG
Não
Uldurico Junior
BA
Não
Total PTC: 2
PTdoB
Luis Tibé
MG
Sim
Pastor Franklin
MG
Sim
Total PTdoB: 2
PTN
Bacelar
BA
Não
Christiane de Souza Yared
PR
Não
Delegado Edson Moreira
MG
Sim
Renata Abreu
SP
Sim
Total PTN: 4
PV
Evair de Melo
ES
Sim
Evandro Gussi
SP
Sim
Fábio Ramalho
MG
Sim
Leandre
PR
Sim
Victor Mendes
MA
Sim
William Woo
SP
Sim
Total PV: 6
Solidariedade
Arthur Oliveira Maia
BA
Sim
Augusto Carvalho
DF
Sim
Augusto Coutinho
PE
Sim
Aureo
RJ
Sim
Benjamin Maranhão
PB
Sim
Carlos Manato
ES
Sim
Elizeu Dionizio
MS
Sim
Expedito Netto
RO
Sim
Ezequiel Teixeira
RJ
Sim
Genecias Noronha
CE
Sim
Laercio Oliveira
SE
Sim
Lucas Vergilio
GO
Sim
Paulo Pereira da Silva
SP
Sim
Zé Silva
MG
Sim
Total Solidariedade: 14



Nenhum comentário:

Postar um comentário