Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

INDÚSTRIA CRESCEU EM FEVEREIRO SEGUNDO A CNI

Pesquisa aponta crescimento em todos os indicadores da indústria em fevereiro

Pesquisa Indicadores Industriais, divulgada no início de março de 2014, pela pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a utilização da capacidade instalada na indústria de transformação, com  dados dessazonalizados (sem efeitos ocasionados em determinado período, como a entressafra), em fevereiro, com 82,6% – no mês anterior, o indicador ficou em 82,5% e, no mesmo período do ano passado, em 82,6%.
De acordo com a CNI, todos os indicadores tiveram elevação em fevereiro. O faturamento cresceu 6% em relação a janeiro, a maior taxa de variação mensal desde março de 2009. Em relação ao mesmo mês de 2013, o faturamento subiu 12,4%. O resultado, porém, foi influenciado pelo maior número de dias úteis este ano em fevereiro, pois o carnaval caiu em março.

Na comparação com fevereiro do ano passado, informou a confederação, 14 dos 21 setores abrangidos pelo levantamento assinalaram elevação das horas trabalhadas, com destaque para o setor de outros equipamentos de transporte (aviões, navios, trens), com mais 10%. O emprego cresceu 0,4% em relação a janeiro, na série dessazonalizada,  o sexto avanço mensal consecutivo. Na comparação com fevereiro de 2013, houve alta foi de 1,4% e, em relação ao primeiro bimestre do ano passado, de 1,4%.

A massa salarial real teve incremento de 1,5% sobre janeiro, descontados os fatores sazonais, e ficou 7% acima do valor ocorrido em fevereiro do ano passado. O rendimento médio real dos trabalhadores da indústria registrou expansão de 0,3% em fevereiro comparativamente ao mês anterior, sem os fatores sazonais. As horas trabalhadas na produção aumentaram 1,6% de um mês para o outro, descontadas as influências sazonais.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário