O 1º de Maio é um dia para todos os trabalhadores e trabalhadoras comemorarem, mas não é só isso! É, principalmente, um dia para fortalecermos os laços que unem a classe trabalhadora de todos os países!
Vocês sabem a origem do Dia do Trabalhador? E atenção, não é o dia do trabalho, é o dia de todos os TRABALHADORES e TRABALHADORAS.
Quem trabalha sabe das dificuldades que vivenciamos em nosso dia a dia e, em muitos casos, da falta do reconhecimento pelo nosso esforço. Acreditem, a situação já foi pior! Jornadas que excediam as 14 horas diárias sem nenhuma compensação financeira. Férias remuneradas? Descanso semanal remunerado? Nada disso!
Crianças trabalhavam a partir dos 5 anos de idade e a mulher gestante não recebia nenhum apoio do Estado e nem dos patrões. Aposentadoria? Pode esquecer.
A jornada de 8 horas, férias e descanso semanal remunerado, proteção às crianças e à mulher gestante e muito mais foram conquistas da classe trabalhadora ao longo dos anos.
A luta como a realizada pelas trabalhadoras(es) da cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA), no dia 1º de maio de 1886, que realizaram uma greve geral e que terminaram massacradas(os) pelo policiais, com vários mortos, serviu de exemplo para todos nós que lutamos por uma vida melhor.

O evento na praça Haymarket, Chicago, foi marcado pela violência e pela
repressão ferrenha aos movimentos de trabalhadores organizados
O movimento de
trabalhadores de Chicago teve grande repercussão, e o 1º de maio passou a
ser uma data importante para o movimento operário e para as
reivindicações trabalhistas.
No Brasil, a comemoração do
1º de maio como Dia do Trabalho teve um processo gradual, marcado por
lutas e conquistas da classe trabalhadora. Em
1931, Getúlio Vargas deixou de ser feriado a comemoração da abolição da
escravidão (13 de maio) e instituiu o 1º de maio como feriado nacional
do Dia do Trabalho.
O 1º de maio é uma data
importante para lembrar a luta dos trabalhadores por direitos e para
reivindicar melhorias nas condições de trabalho e de vida.
Então, companheiros e companheiras, vamos comemorar mas, principalmente, fortalecer os nossos laços, em especial contribuindo para revigorar a entidade sindical da sua categoria.
Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras de Petrópolis! O Movimento Sindical de Petrópolis está com vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário