Diretores da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ) divulgam carta aberta dirigida aos Senadores Federais que
representam o estado solicitando que rejeitem a Proposta de Emenda
Constitucional (PEC) 55. O documento foi aprovado nessa terça-feira (08)
e assinado por 72 decanos e diretores da UFRJ, dentre eles o reitor
Roberto Leher, e pelas 54 unidades que compõe a instituição.
Na carta, os docentes avaliam que o momento político-social
no país é grave e a PEC poderá agravar ainda mais o quadro trazendo reduções
drásticas de recursos para educação e saúde. As lideranças avaliam, ainda, como
legítima a mobilização dos estudantes e, fazendo menção a tradição a UFRJ,
afirmam que estão unidos aos discentes "em defesa da universidade pública,
gratuita e de qualidade e contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC)
55". Confira a íntegra do documento:
Carta Aberta aos
representantes do Rio de Janeiro no Senado Federal
Reunidos em sua Plenária, em
8 de novembro de 2016, os Decanos e Diretores da Universidade Federal do Rio de
Janeiro decidiram dirigir-se à comunidade universitária, à sociedade em geral e
aos Senadores do Rio de Janeiro, para manifestar sua preocupação com os riscos
que ameaçam a continuidade de nossas atividades acadêmicas em virtude do atraso
na liberação dos recursos aprovados pela Lei Orçamentária Anual (LOA). Esta
realidade tem provocado intensas e legítimas mobilizações de nossos estudantes
que, como é nossa tradição, unem-se em defesa da universidade pública, gratuita
e de qualidade e contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55.
A já grave situação que hoje
enfrentamos será dramaticamente agravada caso venha a ser aprovada a Proposta
de Emenda Constitucional (PEC) 55, que projeta drásticas reduções de recursos
para a educação e a saúde.
Por esta razão, os dirigentes
da UFRJ instam os senadores a rejeitarem a PEC 55 e os convidam a juntarem-se à
comunidade universitária no sentido de ampliar o debate público acerca de nossa
realidade fiscal, da reforma tributária e dos desafios para a preservação e
ampliação dos recursos destinados à educação nacional.
FONTE: http://jornalggn.com.br
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