Translate

terça-feira, 26 de julho de 2011

CHIILE: GREVE NA MAIOR MINA DE COBRE DO MUNDO

Desde o dia 24 de julho os trabalhadores da maior mina de cobre do mundo estão em greve.

Líderes representando cerca de 27 mil trabalhadores da estatal Codelco e de minas privadas ameaçaram no domingo iniciar manifestações no âmbito nacional em apoio aos grevistas de Escondida.

"Se alguém for demitido (em Escondida), vamos agir como se fôssemos um só", disse o chefe da federação dos trabalhadores da Codelco, Raimundo Espinoza.

Uma greve geral dos trabalhadores da Codelco em 11 de julho para protestar contra reformas na companhia — na primeira paralisação nacional em perto de 20 anos— despertou o anseio de outros empregados de mineradoras no Chile por melhores salários, diante dos preços do cobre perto do recorde de alta.

Os trabalhadores de Escondida reivindicam um bônus de 11 mil dólares relacionado ao lucro da BHP (proprietária da mina), o que compensaria uma queda na remuneração anual dos empregados da mina pelo menor volume produzido.


Líderes sindicais afirmaram que as operações na mina Escondida e em seu principal porto de exportação Coloso estão completamente paradas desde que a greve começou, na última quinta-feira. Representantes da BHP não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Fonte: portalctb.org.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário