Translate

terça-feira, 1 de março de 2011

8 DE MARÇO - DIA DE REFLEXÃO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

História do 8 de março
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque nos Estados Unidos, se mobilizaram, fazendo uma grande greve. Ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, redução de jornada de trabalho para dez horas, salários iguais aos dos homens, além de outras reivindicações.
Naquela época se trabalhava até 16 horas por dia dentro das fábricas e as mulheres recebiam um salário de até um terço do salário de um homem para fazer o mesmo trabalho.
A polícia reprimiu a manifestação com extrema violência, trancaram as mulheres dentro da fábrica e atearam fogo matando quase 150 mulheres tecelãs.
A partir de 1910 a data passou a ser comemorada como Dia Internacional da Mulher em homenagem as mulheres que morreram naquela fábrica.
As mulheres, apesar de muitas conquistas, ainda  continuam  a sofrer discriminações em muitos ambientes de trabalho, ainda hoje, em muitas profissões, tem salários menores que os homens, fazendo o mesmo trabalho, sem contar que realizam dupla jornada de trabalho, na empresa e em casa, sem a ajuda do companheiro.
O dia 08 de março serve então para todos nós, homens e mulheres, como dia de reflexão e dia para homenagear aquelas companheiras que perderam a vida lutando não só por seus direitos, mas também pelos direitos de todos os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário