Translate

terça-feira, 22 de março de 2022

Petrópolis - dia 22 de março de 2022 - a história é a mesma

 Petrópolis foi novamente atingida pela chuvas no dia 20 de fevereiro de 2022. Apesar das chuvas que caíram representarem o maior número pluviométrico em 24 horas no Brasil de toda a história o número de mortos foi menor.

Novamente ocorreram deslizamentos nas encostas, alagamentos em diversos locais do primeiro e segundo distritos.

Não foi a primeira vez que isso ocorreu em Petrópolis e não será a última e essa certeza é angustiante.

A solução existe, mas não será fácil sua realização.

Três problemas existem, o primeiro é o ambiental, esse foge da alçada dos petropolitanos, já que a escala é mundial e só tende a se agravar com o tempo, teremos que enfrenta – lo, mas como?

O segundo problema é estrutural, há de se retirar os moradores das áreas de risco e conduzi – los para lugares dignos e seguros de moradias, aliado a medidas que evitem o transbordamento dos rios que cortam a cidade e isso nos leva ao terceiro problema.

O terceiro problema é financeiro, o município empobreceu nas últimas três décadas, a cidade perdeu dezenas de indústrias, umas encerraram as atividades e outras se mudaram do Município e do Estado.

A renda dos trabalhadores diminuiu o que contribuiu para que os mesmos procurassem as encostas, uma vez que a especulação imobiliária aqui é real.

Não há que culpar eventos ou nomes pelas tragédias, mas sim o sistema cruel que leva Petrópolis a atual situação, só a união verdadeira do povo pode fazer a cidade recuperar seu esplendor que vem se minguando há anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário