Translate

terça-feira, 8 de março de 2016

HOJE, 08 DE MARÇO DE 2016 se comemora o Dia Internacional da Mulher.

HOJE, 08 DE MARÇO DE 2012 se comemora o Dia Internacional da Mulher.


Hojé é dia em que os grandes meios de comunicação irão deitar falações bajuladoras sobre a mulher.

Falarão das mães,  das atividades que as mulheres exercem no dia de hoje e das atividades programadas para este dia, como corte de cabelo grátis e coisas desse tipo.

Porém, como acontece com o dia 1º de maio, não falarão do porque se comemorar o Dia Internacional da Mulher no dia 08 de março, não falarão do ato heróico que originou a comemoração nesta data, isto não lhes interessa.

Não falarão que  dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque nos Estados Unidos, se mobilizaram, fazendo uma grande greve, que ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, redução de jornada de trabalho para dez horas, salários iguais aos dos homens, além de outras reivindicações.

Naquela época os operários trabalhavam até 16 horas por dia dentro das fábricas e as mulheres recebiam um salário de até um terço do salário de um homem para fazer o mesmo trabalho.

Não falarão que a polícia a mando dos patrões reprimiu a manifestação com extrema violência, trancaram as mulheres dentro da fábrica e atearam fogo matando quase 150 mulheres tecelãs.

Não falarão que a partir de 1910 a data passou a ser comemorada como Dia Internacional da Mulher em homenagem as mulheres que morreram naquela fábrica.

O Dia Internacional da Mulher serve para reflexão, para lembrar da luta das mulheres em geral, mas também para render tributo ao sacrifico daquelas mulheres que  dia 8 de março de 1857 deram suas vidas a uma causa muito maior do que querem fazer crer os grandes meios de comunicação, uma vez que aquelas companheiras  perderam a vida lutando não só por seus direitos, mas também pelos direitos de todos os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário