Translate

segunda-feira, 31 de março de 2014

31 de março - um dia para ser lembrado.

Hoje, 31 de março de 2014 completam 50 anos do golpe militar de 1964. 

Além de toda a discussão de que esta data representa, prisões arbitrárias, torturas, assassinatos e desaparecimentos de presos políticos há também o malefício que a ditadura provocou no movimento sindical como um todo e no Sindicato dos Lapidários de Petrópolis em particular.

Como é sabido, no Brasil, no período da ditadura, muitos sindicalistas foram presos, torturados exilados ou perderam a vida, simplesmente por serem sindicalistas.

Os sindicatos viveram um período de repressão e intervenção do estado, em Petrópolis, como no resto do país isso criou traumas profundos, desorganizou as bases, formou uma geração de jovens que não acreditam ou sequer sabem o que é uma organização sindical.

Vários dirigentes sindicais em Petrópolis foram presos e vários sindicatos sofreram intervenção.

Com o Sindicato dos Lapidários não foi diferente, após o golpe a diretoria foi dissolvida, dois dirigentes do Sindicato tiveram que se exilar, outros chegaram a ser presos e o Sindicato deixou de existir por todo o período da ditadura, sendo retomado apenas com o fim desta e mesmo assim através de ação judicial, que durou seis anos, pois a base foi entregue a um outro Sindicato de outro município. Até hoje os Companheiros da Categoria sentem os reflexos daqueles tempos.

No inicio da retoma da caminhada, lá em 1985 sentia - se o temor de alguns dos Companheiros, ainda sobre o peso das ameaças de morte, algumas veladas e outras diretas, para que desistíssimos da empreitada.

Hoje, muitos dos atores que colaboraram com este período obscuro de nossa história tentam reescrever o que se passou, porém não podemos esquecer daqueles que tombaram lutando pela democracia, a história tem de ser contada tal qual aconteceu,  como ensina D. Paulo Evaristo Arns: “os povos que não podem ou não querem confrontar-se com seu passado histórico estão condenados a repeti-lo”. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário