Translate

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

BIJUTERIA VENENOSA

Foi ao ar ontem, dia 17 de novembro de 2013, no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, reportagem dando conta que as bijuterias importadas da China estão contaminadas com cádmio.

Cádmio é o nome de um metal muito tóxico que está a nossa volta. Liberado na queima de combustíveis, pode acabar sendo inalado por nós. Descartado no meio ambiente, pode acabar sendo ingerido em alimentos contaminados. Nos casos mais graves de acúmulo de cádmio no organismo, a pessoa pode desenvolver até câncer.

O cádmio pode ainda ser absorvido pela pele acumulando - se no rim.

Feita perícia em amostragem de 24 bijuterias, de uma carregamento apreendido, no Porto do Rio de Janeiro, constatou - se que em 14 tem a presença de cádmio em níveis assustadores.

A s quantidades de cádmio encontradas varia de 32% a 39% da liga metálica em anéis, colares e pulseiras, na União Européia o percentual não pode passar de 0,01%. O carregamento apreendido no Porto do Rio de Janeiro tem uma percentagem de 4 mil vezes do percentual que seria permitido na Europa.

No Brasil, uma grande quantidade de bijuterias tem vindo do Oriente, só nos últimos cinco anos, o Brasil importou, apenas da China 29 mil toneladas de bijuterias, com preço menor e qualidade sofrível e agora contaminadas com cádmio.

Nos últimos anos as empresas brasileiras que cumpriam com toda a legislação, inclusive ambiental, porque eram duramente fiscalizadas, pagavam impostos e empregavam milhares de pessoas, fecharam suas portas, por causa deste tipo de concorrência. Só em Petrópolis, cerca de 1.300 trabalhadores perderam seu emprego, na indústria de bijuterias, nos últimos 10 anos.

O pior é que não existe legislação para impedir que, inocentemente, milhares de pessoas, comprem bijuterias da pior qualidade e ainda contaminadas, colocando em risco a sua saúde, o IBAMA e a ANVISA nada podem fazer contra este absurdo.

Somente nós, os consumidores, poderemos dar um basta nesta situação, deixando de importar estas porcarias. Se precisar comprar bijuterias, compre uma fabricada no Brasil!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário