Translate

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Sindicalismo comemora Independência

 

O sindicalismo se mobiliza pelo bicentenário da Independência. A comemoração acontece hoje, 15, na Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 10 horas – Viaduto Jacareí, 100, Centro.

A partir de iniciativa do Centro de Memória Sindical, a CUT, Força, UGT, CTB, Nova Central e a CSB apresentarão 200 nomes de personalidades com presença positiva na vida dos trabalhadores, desde 1822, ano da Proclamação.

A seleção compõe um panorama dos últimos 200 anos, desde as lutas pela Independência, República e Abolição, passando pelo Modernismo, Trabalhismo, as primeiras demandas sindicais e políticas, a resistência à ditadura, a redemocratização e até os dias de hoje.

Esses nomes foram apurados por um GT das Centrais Sindicais. A lista “compõe um painel diversificado, contemplando aqueles que, de alguma forma, são guiados por uma concepção progressista da sociedade”, diz a organização. São nomes de grande projeção, ao lado de outros que merecem realce e revitalização da memória.

Música – O “Brasil em 200 nomes” será lançado nesta segunda, às 10 horas, na Câmara de SP, com palestra e apresentação da Corporação Musical Operária da Lapa, fundada em 1881. A Banda executará o Hino Nacional, entre outros.

Site – O Projeto ficará disponível no site do Centro de Memória Sindical que hospedará a lista, o material “Brasil em 200 obras”, artigos e uma linha do tempo das lutas dos trabalhadores.

A coordenadora do Centro de Memória, Carol Ruy explica: “A lista é ampla, como ampla é a sociedade brasileira. Vai de José Bonifácio até Marta da Silva, estrela do futebol feminino”. Há políticos, sindicalistas, cientistas, religiosos e artistas. Um dos quadros da futura Mostra no CMS é o “Trabalhadores”, de Tarsila do Amaral.

Mais informações – memoriasindical.com.br

 

FONTE: AGÊNCIA SINDICAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário