Translate

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Diap lança hoje o “Quem foi Quem”, digital


Será lançado hoje (10) o “Quem foi Quem” no Congresso Nacional. Trata-se de publicação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, iniciada ainda na Constituinte.

O periódico, cujas edições anteriores são impressas, relata, a cada período eleitoral, os votos de deputados e senadores em matérias de interesse dos trabalhadores, principalmente.

A primeira edição saiu no formato fascículo, por Estado. Prefácio de Carlos Castello Branco, então principal articulista brasileiro – todas as edições estão disponíveis no site do Diap. O texto atual de divulgação é do bancário Ronaldo Brito, presidente interino.

LOCAL – Lançamento, híbrido, no Auditório Adelino Cassis, sede da CUT/DF, com transmissão pelos canais da Central, TV Diap, no YouTube, e entidades parceiras.

A equipe do Diap se apoiou em cinco critérios: Importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social; Registro nominal do voto de cada parlamentar; Grau de disputa entre governo e oposição; Aspecto temporal das propostas de lei submetidas a voto com vigência permanente ou temporária das políticas públicas; e Clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido.

TEMAS – Votações de interesse direto dos trabalhadores, deliberações sobre temas como mudanças estruturais que impactem o Estado e marcos regulatórios específicos, além de matérias que garantiram a continuidade do Fundeb, Auxílio Brasil, auxílio-gás e Piso da Enfermagem, dentre outros.

IMPORTÂNCIA – Para Neuriberg Dias, diretor de Documentação do Diap, o “Quem foi Quem” visa permitir fiscalizar como cada deputado e senador votou em matérias sobre direitos trabalhistas. “Na versão digital, fica mais fácil essa pesquisa. A nova plataforma permitirá que o eleitor avalie o comportamento dos parlamentares. E atualiza o trabalhador e a sociedade quanto a temas que são votados no Congresso Nacional”, explica.

LINK – Plataforma pra acompanhar e compartilhar votações: www.quemfoiquem.org.br – conteúdos estarão disponíveis a partir desta quarta (10).

MAIS – www.diap.org.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário