Translate

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Diretor do Dieese cobra refinanciamento da conta de luz para famílias de baixa renda

 

Com fim da suspensão dos cortes em função da pandemia, famílias correm o risco de ficarem às escuras


Desde a última sexta-feira (1º), voltou a ser permitido o corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda. Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que impedia os cortes, editada em março deste ano em função da pandemia, acabou expirando. E ainda não há sinais de nova ação nesse sentido.


O diretor-técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, cobra sensibilidade do governo Bolsonaro, e também do Congresso Nacional, para evitar que as famílias mais pobres fiquem às escuras. Como saídas, ele sugere o perdão das dívidas ou um programa de refinanciamento.


“É importante voltar à normalidade enquanto a pandemia vai sendo controlada. Mas é preciso ter o mínimo de cuidado social com as pessoas que mais precisam num momento tão difícil como esse. Vale lembrar que a inflação atingiu a casa dos 10%, a maior parte das famílias vive em insegurança alimentar“, destacou Fausto, em entrevista a Glauco Faria, para o Jornal Brasil Atual, nesta segunda-feira (4).


Além disso, a população também sofre com a elevação no custo da energia, com a implementação da bandeira da escassez hídrica. Nesse sentido, Fausto destaca que o governo tenta colocar a culpa na natureza. No entanto, faltaram investimentos em geração e distribuição de energia nos últimos anos e as políticas de devastação ambiental desempenhadas pelo governo Bolsonaro também agravam a crise hídrica.


“As empresas estão endividadas, as pequenas estão falindo. As famílias com dificuldades em fechar suas contas. Tudo deveria ser feito com mais tranquilidade e negociação, ouvindo o conjunto da população. E, minimamente, construindo saídas, como perdão de dívidas ou refinanciamento, coisas que o governo simplesmente não discute. A única coisa que propõe são reformas que, na verdade, representam retirada de direitos, como estamos vendo agora com a PEC 32 e tantas outras”, disse Fausto.

 

Fonte: Rede Brasil Atual - Do Blog de Notícias da CNTI


Nenhum comentário:

Postar um comentário