Seminário sobre o trólebus como alternativa para o transporte público, a ser realizado no auditório do SEESP no dia 14 de agosto, traz à pauta preocupações centrais do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, incluindo a preservação ambiental.
A preocupação com o ir e vir dos cidadãos especialmente nas metrópoles e a preservação ambiental são duas questões cruciais para a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e seus sindicatos filiados, presentes no projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, desde o seu lançamento em 2006.
O assunto entra mais uma vez em pauta no dia 14 de agosto, a partir das 13h30, quando o SEESP realiza o seminário “Trólebus: a resposta contemporânea para o futuro da mobilidade”. Aberto ao público, com entrada gratuita, a atividade, que acontece no auditório do sindicato, resgata a história do modal que vem demonstrando seu valor como alternativa sustentável ao transporte urbano movido a combustíveis fósseis e vem resistindo ao longo do tempo devido a aspectos técnicos e ambientais.
Num momento em que urgem as soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater a crise climática em curso, a engenharia traz ao debate uma possibilidade tecnológica a ser levada efetivamente em consideração no enfrentamento desses desafios. Para que a ideia efetivamente prospere e ganhe a escala devida, é fundamental que haja planejamento e investimentos, com protagonismo da engenharia na tomada de decisões e execução.
Para abordar elementos dessa equação, o evento reúne um rol de autoridades no tema, incluindo profissionais do setor, gestores públicos, representantes da indústria e pesquisadores, que levarão em conta as questões econômicas e tecnológicas, além da qualidade de vida nas cidades.
Será certamente uma excelente oportunidade para um avanço relevante nessa discussão, que poderá gerar propostas objetivas e factíveis a serem postas em prática a bem dos habitantes dos municípios, especialmente de São Paulo, e do desenvolvimento local.
Completando a programação do evento, será feita ainda uma merecida homenagem ao engenheiro Antonio Vicente Albuquerque de Souza e Silva (1939-2025), referência nacional em transporte público elétrico. Sua trajetória é símbolo de dedicação, conhecimento e compromisso com o interesse público, especialmente em momentos de retrocesso, em que a mobilidade elétrica esteve ameaçada.
Participe conosco desse debate fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário